5 de mai. de 2009

A virtude do Não!


O seres humanos tem dificuldade em dizer não em muitas situações.


Mas se analisarmos com precisão chegaremos a conclusão que se soubéssemos a virtude do não, com certeza o diríamos mais vezes.


Quem ja sentiu dúvidas entre aceitar a uma nova proposta de emprego ou permanecer onde está. Ou mesmo de entrar ou sair de um relacionamento e tantas outras situações onde o que faz toda a diferenção é a palavrinha não.


Tantos acidentes podem ser evitados, tantos relacionamentos podem se resolver ou findar com esta pequena decisão.


O Não pode ser visto de maneira positiva se soubermos usá-lo.


Dizer não na hora certa pode ajudá-lo a ir além, basta que seja consciente e firme.


Para que possamos avançar não podemos nos ater ao passado, nos prender a ele nos torna vulneráveis, apenas podemos analisá-lo e tirar dele aquilo que queremos mudar, evoluir.


Saber dizer não á uma criança ensina á ela que ter tudo não é possivel, mas se pode ter o necessário, ajuda a formar seu caráter sem melindre.


E como existe melindre na criança que habita dentro de nós. Somos tão melindrosos ao ponto de dizer sim a algo ou alguém apenas para não ir contra a maré...nesse momento ferimos a nós mesmos porque concordamos em algo que nem mesmo temos a certeza.


A virtude do não consiste no autoconhecimento, na autoconfiança e na grandeza de saber que sua vida vale mais que tudo e que o nosso criador nos deu o livre arbítrio, para que possamos reconhecer a nossa capacidade de decisão e ela é a única que te leva aonde voce deseja e precisa ir.






Thais Goveia

2 comentários:

  1. Perfeito! É de uma simplicidade e profundidade poética de dar inveja.
    O "Não" faz parte do "Sim" como a morte tambem faz parte da vida.
    Aí se estabelece o equilíbrio.
    O "não" é o "sim" do outro lado!

    ResponderExcluir
  2. um não pode abrir mais portas que o sim...

    ResponderExcluir